Você conhece o módulo zzLOG ??

Talvez você não saiba, mas os sistemas COLET, que usam o Banco de Dados Firebird, possuem um módulo, opcional, que permite registrar e consultar operações feitas em quaisquer tabelas do Banco. Nós o chamamos de zzLog. E agora, em nova versão, com ainda mais recursos.

Veja abaixo um exemplo de tela de consulta a alterações realizadas no dia:

Consulta do zzLog

zzLog

O zzLog permite que se configure quais os tipos de operação que se deseja registrar (Inclusão, Alteração ou Exclusão) e também quais as tabelas em que isto é necessário. É importante destacar isto, uma vez que estes registros ocupam espaço no banco de dados, e por isto, não vale a pena registrar o que não interessa para a empresa. Lançamentos de estoque, por exemplo, pode ser importante registrar exclusões ou alterações, mas não inclusões, uma vez que são muitos lançamentos, e não haveria uma justificativa para isto. Mas, a liberação de períodos contábeis que estavam bloqueados, pode ser interessante registrar. Ou as mudança em dados cadastrais de clientes, em preços, em roteiros de produção… Há muitas coisas importantes que podem, se modificadas de forma incorreta, acarretar problemas ou prejuízos para a empresa. E, depois de o problema acontecido, ninguém fez nada de errado…

Mas o zzLog sempre sabe quem foi que fez… Ele estará sempre pronto para indicar quem fez (usuário do Colet e do Windows), quando fez (data e hora), onde foi feito (numero IP da máquina, nome da máquina na rede), e nos casos de alterações de dados, os valores antes e depois da mudança.

Mas, a intenção do zzLog não é apenas achar culpados… Ele ajuda também descobrir a origem de erros ou de problemas acontecidos, mesmo sem ninguém ter agido de má fé. Já pegamos casos de erros em NFs devido a mudanças efetuadas em modelos de NFs cadastrados, quando o correto teria sido a criação de um novo modelo. Ao indicar isto a pessoa que fez a mudança lembrou dos motivos pelos quais isto foi feito, sendo que antes, nem lembrava de ter feito…

A implementação deste módulo é rápida. Um membro de nossa equipe vai até a sua empresa, onde fará a configuração do sistema. Neste momento, é importante a participação de algum responsável da empresa que saiba dizer o que é importante registrar. Nesta visita serão criados os mecanismos de geração de logs, que posteriormente poderão ser consultados.

E o resultado é imediato: logo em seguida, o usuário já poderá modificar alguma coisa e consultar o sistema para ver as mudanças feitas.

Caso sua empresa tenha interesse neste módulo, solicitamos que abra um ticket junto ao nosso sistema de registro (mySuite). Neste mesmo ticket será fornecido o orçamento e em caso de aprovação, combinada a visita de implantação.

Publicado em terça-feira, 10 maio, 2011, em O sistema COLET. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: