SPED CONTÁBIL – não perca o prazo.

Dia 30 de junho, uma quinta feira, é a data limite para a entrega da Escrituração Contábil Digital – ECD, também conhecida como SPED Contábil, referente ao Ano Base 2010. Todas as empresas com tributação com base no Lucro Real são obrigadas a apresentar.

O Sistema COLET permite a geração dos dados desta escrituração desde o ano passado, quando foram entregues os dados referentes a 2009. Confira abaixo as diversas situações das empresas em relação ao início de uso do sistema COLET:

  • Para as empresas que já entregaram a ECD pelo COLET em 2010, referente a 2009, não devem existir maiores dificuldades para a entrega dos dados referentes a 2010, porém mesmo assim, novas contas e grupos do Plano de Contas, ou mudanças em outras informações da empresa, podem causar erros de validação, se não estiverem corretamente cadastradas.
  • Os nossos novos clientes, que iniciaram sua movimentação contábil através do COLET em 2010, e que por isto entregarão a ECD pelo nosso sistema pela primeira vez podem ter um pouco mais de trabalho para configurar seus sistemas. Caso o ano de 2010 tenha sido registrado parte no COLET, e parte em outro sistema, deverão ser gerados no mínimo duas escriturações.
  • As empresas que iniciaram sua movimentação contábil através do COLET em 2011, só entregarão a ECD através do COLET no ano que vem, e devem verificar junto ao seu antigo fornecedor de sistemas a geração destes dados.

Para quem vai fazer a ECD no COLET pela primeira vez, pode haver necessidade de cadastrar algumas informações obrigatórias (ex.: participantes, signatários, etc), realizar pequenos ajustes em alguns cadastros (ex.: estabelecimentos), fazer a vinculação do Plano de Contas da empresa com o Plano Referencial (plano de contas da Receita Federal) e a criação de plano de contas gerencial para geração das Demonstrações contábeis.

Solicitamos que as empresas obrigadas a apresentar esta escrituração conversem com seu contador, e se antecipem: baixem a versão mais recente do validador da ECD e não deixem para a última hora a geração e validação deste arquivo. O endereço para baixar o validador é o seguinte:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Sped/Download/SpedContabilmultiplataforma.htm.

Caso você não tenha isto ainda, clique no link ao lado: Palestra SPED Contabil para baixar um documento em formato PDF que traz instruções mais detalhadas sobre a geração do arquivo que será submetido ao validador. Este material foi produzido para a palestra realizada no ano passado em nossa empresa devido à primeira entrega da ECD. Não deixe de imprimir e ler este material, e seguir as instruções que ali constam. Em caso de dúvidas, nosso departamento de suporte estará a postos para auxiliá-lo.

Atenciosamente

Daniel A. Donaduzzi
Diretor

Publicado em quarta-feira, 8 junho, 2011, em Contabilidade, SPED. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: