O Sistema COLET com muitas novidades. O seu sistema tem isto tudo ?

Nos últimos dias foram liberadas muitas funções e recursos novos no Sistema COLET Gestão Empresarial. Grande parte destas novidades foram criadas em decorrência de novos requisitos impostos pelo ENCAT, Receita Federal do Brasil e pelas diversas Secretarias Estaduais de Fazenda dos estados, em relação à NF Eletrônica.

A COLET está muito atenta a estas obrigações fiscais, e oferece a seus clientes, sem nenhum custo adicional, todas estas funcionalidades e recursos. Nós sabemos que outros sistemas, alguns até muito conhecidos no mercado não oferecem isto, ou cobram verdadeiras fortunas para atualizar isto em seus clientes.

Se você não está a par sobre a importância dos assuntos abaixo para a sua empresa, pergunte a seu contador. Ele com certeza poderá lhe esclarecer mais a este respeito. Mas, não se engane: nosso sistema é o COLET Gestão Empresarial®, da Duplo Z Informática Ltda.

Vejamos então brevemente quais são as principais novidades:

Nota Fiscal Eletrônica de Estorno

Até recentemente, uma NF emitida de forma incorreta, ou devolvida pelo cliente, poderia, teoricamente ser cancelada em até 7 dias. Porém, desde o início do mês de janeiro de 2012, este prazo foi reduzido para 24 horas apenas (ATO COTEPE ICMS N° 35, DE 24 DE NOVEMBRO 2010). A tentativa de cancelar uma Nota após este prazo não é mais aceita pela SEFAZ. Neste caso, a solução é emitir uma nova NF-e, uma NF-e de Estorno. Este tipo de NF deve ser enviado à SEFAZ com algumas características diferenciadas, e deve manter o vínculo com a NF original, que foi estornada. Esta, por sua vez,  deverá fazer parte das apurações e relatório fiscais.

O COLET está preparado para a emissão e controle de NFs de Estorno.

Carta de Correção Eletrônica

Dependendo do caso, uma NF-e que tenha sido validada pela SEFAZ e que, após isto tenha-se verificado que a mesma foi gerada alguma informação incorreta, tal nota pode vir a ser corrigida, sem necessidade de cancelamento ou estorno. Isto se faz através da geração e envio à SEFAZ de uma carta de correção Eletrônica (CC-e).

Atualmente o serviço da Carta de Correção Eletrônica (CC-e) já está implantado em algumas Secretarias de Fazenda e nas duas SEFAZ Virtuais da NF-e (SVAN e SVRS). O contribuinte deve se informar em seu estado sobre esta disponibilização. O emitente poderá sanar erros em campos específicos da NF-e por meio de Carta de Correção Eletrônica – CC-e, devidamente autorizada mediante transmissão à Secretaria da Fazenda.

O COLET está preparado para a emissão de Cartas de Correção Eletrônica.

Denegação de uso de NF-e

As Secretarias de Fazenda dos estados já vinham denegando o uso de NF-e em caso de irregularidade fiscal do emitente.

Porém, mais recentemente algumas destas UFs, entre elas a do RS, passaram a denegar NF-e também em casos de irregularidade fiscal do destinatário. Na maior parte das vezes, isto se dá por causa de cadastro de cliente desatualizado. A Empresa muda de endereço (cidade) e com isto a Inscrição Estadual dele também muda. Como nem sempre esta informação é atualizada corretamente no cadastro do destionatário, e como a Inscrição antiga passa a ficar inválida, a SEFAZ denega o uso da Nota Fiscal.

Nestes casos, as NF-e serão gravadas na Sefaz com status “Denegado o uso”, e o contribuinte não poderá  utilizá-las. Em outras palavras, o número da NF-e denegada não poderá mais ser utilizado, cancelado ou inutilizado.

O COLET está preparado para tratar adequadamente a Denegação de Uso da NF-e.

Consulta Rápida à NF Eletrônica no Portal Nacional

O COLET permite agora que com um clic dentro do sistema o usuário seja levado diretamente à consulta de uma NF específica, seja esta uma NF de emissão própria ou de terceiros, cadastrada no sistema. Nesta consulta o usuário pode confirmar a validade da NF, entre outras informações.

Consulta Rápida à situação fiscal dos contribuintes

O COLET também permite que, com um único clic dentro do sistema, o usuário seja levado diretamente à consulta de situação de contribuintes específicos dentro da SEFAZ que respectiva empresa pertence, permitindo consultar pela Inscrição estadual ou pelo CNPJ. Pode ser usado para empresas que sejam clientes, fornecedores ou qualquer outra empresa cadastrada no sistema.

Além disto, oferece recursos de validação de todo o cadastro de empresas, sejam clientes, fornecedores ou outros tipos de empresas, tudo isto baseado em informações disponíveis na SEFAZ de cada estado.

Controle de Estoque em poder de Terceiros

Embora o sistema já controlasse o estoque em poder de terceiros, a partir de agora este controle será ainda mais completo e eficiente, com novos recursos, que permitirão a localização de materiais dentro de cada terceiro.

SPED Contábil, SPED Fiscal e SPED PIS/COFINS

Seu sistema está realmente preparado para estas novas obrigações fiscais ?

O COLET está.


Estas são apenas alguma novidades recentes do sistema COLET na parte Fiscal. Se você não é nosso cliente, pergunte ao seu fornecedor de software como é que se faz uma Carta de Correção Eletrônica. Ou uma NF de estorno… Caso ele não tenha respostas a estas perguntas, pergunte a ele quando terá e se terá algum custo adicional para você.

E, caso você deseje conhecer um pouco mais o nosso sistema, ligue para nós, teremos o maior prazer em lhe apresentar o COLET Gestão Empresarial, um sistema de Gestão único, completo, feito para indústrias, abrangendo tanto a parte administrativa quando a parte de produção, com o seu chão de fábrica gerenciado em tempo real. Como nenhum outro sistema. 

Caso você já seja nosso cliente e quiser conhecer um pouco mais destes recursos citados, fale com nosso suporte. Se necessário, marque um treinamento em sua empresa. Estamos à sua disposição.

Uma grande abraço.

Daniel A.Donaduzzi
Diretor

Publicado em quinta-feira, 1 março, 2012, em Escrita Fiscal, Faturamento, Notícias, O sistema COLET, SPED e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: