Lançado novo módulo de programação de Produção: MRP

Temos a satisfação de informar que uma nova forma de programação de produção está a disposição das empresas usuárias do sistema COLET Gestão Empresarial versão Manufatura: a programação pelos conceitos do MRP (Material Requirement Planning / Planejamento das Necessidades de Materiais). Esta nova maneira vem juntar-se à tradicional programação por Demanda Dependente / Estoque projetado, existente desde as primeiras versões do sistema COLET e que continua válida e adequada à empresas que tenham produtos de baixa complexidade.

O novo módulo é adequado a empresas com estruturas de produtos complexas. Ele utiliza-se 100% dos conceitos clássicos de MRP para projetar as necessidades de reposição por compra ou fabricação dos itens da empresa (Produtos finais, semi-acabados, componentes, misturas e matérias primas). Porém o faz com recursos inéditos de visualização e liberação de Ordens que tornam o entendimento do Plano Mestre de Produção muito mais fácil do que nos tradicionais sistemas MRP de grande porte.

Tela do Módulo MRP

Tela do Módulo MRP

As principais vantagens do novo modelo em relação ao anterior é que, diferente daquele método, o MRP calcula as necessidades de reposição de itens em qualquer nível da estrutura de produtos, sem a necessidade que os itens de nível superior já tenham sido programados. Além disto, é feita a análise das Ordens já liberadas frente à real necessidade de reposição, gerando alertas de necessidades ou possibilidades de antecipações, postergações ou cancelamentos de tais Ordens (de compra ou Fabricação). Também são gerados alertas de pedidos ou Ordens atrasadas que podem comprometer o planejamento se não forem tomadas atitudes adequadas. Tudo de forma simples, visual, de fácil compreensão, como todo o sistema COLET.

O novo módulo compreende também situações como a terceirização de determinadas etapas do processo produtivo, e integra-se aos processos de envio e recebimento de materiais de terceiros. Além disto, está em fase de conclusão uma nova versão deste módulo irá permitir que produtos customizados sejam incluídos no cálculo do MRP. Isto fará com que  empresas que fabriquem “sob projeto” também possam se beneficiar de tais recursos.

Com o uso do módulo MRP a empresa passa a ter certeza de que está produzindo ou comprando o produto certo, na quantidade exata e no momento preciso. Nem mais, nem menos. Nem antes, nem depois. É o fim das enormes pilhas desnecessárias de matéria prima ou de componentes intermediários, que só ocupam espaço e geram altos custos e grandes prejuízos.

Tela do módulo MRP - Liberação de Ordens

Tela do módulo MRP – Liberação de Ordens

Este módulo é fruto da constante busca, por parte da COLET Sistemas, das melhores soluções para nossos clientes. Foram gastos muitos meses de pesquisa, análise, projeto, desenvolvimento e testes para que enfim chegássemos a este resultado. É uma melhoria fantástica que trará, temos a certeza, muitos benefícios para nós e para nossos clientes.

Se você tem interesse em ver como funciona o novo módulo, entre em contato conosco.

Segundo a Wikipedia:

MRP

Informação que integra um sistema MRP.

O MRP é um sistema computarizado de controle de inventário e produção que assiste a optimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.

Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa

Publicado em quinta-feira, 6 junho, 2013, em Manufatura, Notícias, O sistema COLET, PCP & Produção. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Muito bom,
    parabéns à toda equipe da COLET e sucesso nessa nova empreitada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: