Custo de Serviços Adicionais

Estamos divulgando a nossa tabela de custos para serviços não cobertos por contrato de manutenção do sistema. São tarefas muitas vezes solicitadas por nossos clientes, e que na maior parte das vezes foge ao escopo do contrato.

Desta forma, sempre que for solicitado alguma das atividades abaixo, o cliente saberá que haverá cobrança, e qual o valor da mesma. Quando, eventualmente, a tarefa não se enquadra em nenhuma das opções listadas, ou a complexidade da tarefa exigir um custo maior do que o custo aqui listado, o cliente será previamente comunicado pela COLET, e deverá concordar com a cobrança para que a tarefa seja executada.

Todas as tarefas deverão ser registradas em ticket específico. Caso o cliente não concorde com a cobrança, por qualquer motivo, deve se manifestar  a este respeito, no próprio ticket, justificando os motivos pelos quais não concorda. A COLET irá analisar a situação e responderá sua concordância ou não no mesmo local.

Os custos estão expressos em horas técnicas (Veja observações, mais abaixo).

  • Criação de campo novo no Banco de Dados – é o que se chama alteração estrutural.  Quando feita em cadastros simples, com modificação em tela de manutenção e uso em poucas telas ou relatório adicionais, 3 horas. Quando o campo deve ser utilizado em muitas telas diferentes, este valor pode ser maior, a critério da COLET.
  • Modificação de tamanho de campo – outra alteração estrutural. Quando feita em cadastros simples, com modificação em tela de manutenção e uso em uma ou outra tela ou relatório adicionais, 3 horas. Quando o campo é muito utilizado,  em diversas, este valor pode ser maior, a critério da COLET. Quando o campo fizer parte das chaves de acesso de alguma tabela (ex.: Código de produto), os custos serão maiores, e orçados à parte.
  • Criação de nova regra de negócio exclusiva – por exemplo: a fixação de determinada condição de pagamento quando for incluído pedido de determinado cliente. tarefas normalmente realizadas através da criação de trigger exclusiva ou criação de nova parametrização para comportamento diferenciado, no banco de dados.  1 hora
  • Recálculo de índices do banco de dados (somente firebird) – reindexação com objetivo de aumentar a eficiência das consultas: 1 hora
  • Recuperação de backup do banco de dados (somente firebird) – devido a problemas de servidor, queda de luz ou outra ocorrência que exija a restauração de backup: 3 horas
  • Recuperação de banco de dados corrompido (somente firebird)- quando devido a problemas de servidor, queda de luz ou outra ocorrência que corrompa o Banco de Dados, e que o uso do backup for inviável ou indesejado: 4 horas.
  • Apoio à migração de Banco de Dados para outro servidor – quando realizado pelo Departamento de TI da empresa ou terceiros, com apoio remoto da COLET Sistemas (todas ou algumas das seguintes tarefas: execução de backup e restore do banco de dados, criação de novo setup personalizado (programa instalador), orientações gerais aos responsáveis, testes de conexão local e remota, testes de conexão com sistema de NF eletrônica : 4 horas (se dentro do horário comercial).
  • Migração de Banco de Dados para outro servidor ou para nova versão (somente firebird) – quando todas as tarefas são feitas pela COLET ou quando os seus técnicos precisarem se deslocar até a empresa cliente para a execução a tarefa:  6 horas (se dentro do horário comercial). As horas serão cobradas independente do tempo efetivamente gasto no local, pois sempre há a preparação prévia e o acompanhamento posterior.
  • Modificação de valores ou exclusão ou inclusão de registros no bancos de dados – quando o cliente solicita que um determinado campo seja modificado em diversos registros ao mesmo tempo, segundo algum critério, para sua conveniência, ou que registros errados sejam excluídos, ou inclusões de registros diversos, evitando assim perda de tempo por parte da própria empresa para fazer as modificações registro a registro: 1 hora. Note que a COLET pode ser recusar a fazer isto se considerar arriscado sobrepor as regras do sistema com comandos “por fora”. Pode ser mais caro se envolver a necessidade de criação de script ou programa ou procedure de banco de dados para a realização da tarefa.
  • Retorno de estoque ao mês anterior – quando isto se faz necessário para que possa ser feita a correção de erros tais como correção em Notas Fiscais não lançadas ou lançadas de forma incorreta, cujo estoque ou escrita Fiscal precisa ser reprocessado: 2 horas. Pode ser mais se houver a necessidade de retorno de mais de um mês.

Reiteramos que excepcionalmente, quando a tarefa a ser executada for de complexidade maior do que o normal e exigir a cobrança de valor superior ao que o que consta na lista acima, a COLET definirá orçamento prévio, no ticket relacionado, que deverá ser aprovado para que a tarefa seja realizada. Caso contrário, não será feito orçamento, e os custos definidos acima serão cobrados na próxima fatura a ser emitida após a realização da tarefa.

Observações:

  1. quando houver uma solicitação de execução de mais de uma tarefa similar, ao mesmo tempo, a COLET pode considerar uma solicitação única, cobrando o custo de uma única tarefa. Exemplo: criar um campo ou dois campos, na mesma tabela, ou tabelas relacionadas entre si, não haverá mudança de custos, será cobrada a mesma quantidade de horas.  Porém, se os campos a serem criados se referem a assunto muito diferentes, não relacionados entre si, a COLET pode, a seu critério, considerar duas tarefas, e cobrar o custo estabelecido para cada uma delas.
  2. horas de treinamento, quando forem além da quantidade  de horas combinadas na implantação ou além do prazo limite, independente do assunto, terão custo por hora efetivamente gasta, como consta nos contratos assinados.
  3. Todas as tarefas que tiverem que ser executados fora do horário comercial por conveniência ou necessidade do Cliente terão acréscimo de 50% no seu custo.
  4. o valor da hora técnica, a partir de janeiro de 2017 é de R$ 125,00.

Atenciosamente

Daniel Angelo Donaduzzi

Diretor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: